Área Cliente

Curiosidades

12 Aranhas Surpreendentes

As aranhas estão entre o grupo de animais que mais causam afastamento das pessoas. Além da aparência medonha em alguns casos, o afastamento se dá principalmente pelo medo que o animal seja venenoso. Geralmente, as mais coloridas são as que mais apresentam perigo.

Aranha-verde-saltadora

Green-jumping-spider

Também conhecida como Aranha Palhaço (Mopsus mormon), as fêmeas desta espécie chegam no máximo à 16 centímetros, enquanto os machos chegam à 12cm. O animal é endêmico da Austrália e possui veneno. Contudo, em caso de picada em seres humanos, ele não chega a matar.

Spined micrathena

Spined-micrathena

Conhecida internacionalmente como Spined micrathena (Micrathena gracilis), é encontrada, geralmente, em regiões rurais. O animal não oferece perigo para seres humanos. O seu veneno perigoso apenas para pequenos insetos.

Aranha de jardim amarela e preta

Black-and-yellow-garden-spider

Aranha conhecida como Black-and-yellow garden spider da espécie Argiope aurantia. Nesta espécie, as fêmeas são cerca de 3x maiores que os machos, atingindo até 2,5 cm. Os machos não passam de 8mm.

 

Chrysilla lauta

Chrysilla-lauta

Aranha da espécie ‘Chrysilla lauta‘, conhecida por sua coloração variada. Faz parte da espécie de aranhas saltadoras, encontrada em florestas tropicais a partir da Birmânia até China e Vietnã.

Tarântula Rosa

Tarântula-rosa

Tarântulas rosa ‘Ephebopus cyanognathus’, pertence à família Theraphosidae e só possui essa coloração enquanto filhote. Costuma ficar em tocas subterrâneas que são, muitas vezes, construídos com ajuda de troncos caídos.

Tarântula metálica

Tarântula-metálica

A tarântula metálica (Poecilotheria metallica), é uma aranha endêmica na Índia, pertencente da família Theraphosidae.

Aranha sem olhos

Aranha-sem-olhos

Conhecida como Sinopoda scurion, este é animal é o primeiro do tipo caçador totalmente cego identificado até hoje, de acordo com o chefe do setor de aracnologia do Instituto de Pesquisa Senckenberg (Frankfurt), Peter Jäger, que descobriu o animal em 2012. A descoberta também revelou que a aranha possui ausência de pigmentação no seu corpo.

Aranha caranguejo

Aranha-caranguejo

A aranha caranguejo (Platythomisus octomaculatus) pertence a uma das poucas famílias de aranha que não fazem teias. Ela produz apenas uma espécie de seda que saem das suas glândulas fiandeiras. Estes fios são utilizados para construção de casulos e para a proteção dos ovos, por exemplo.

Aranha-cauda-de-escorpião

Aranha-cauda-de-escorpião

A aranha-cauda-de-escorpião (Arachnura higginsi) pode assustar, mas a sua “cauda” não possui veneno ou ferrão. Quando ameaçada, chega até a levantar a curvar a cauda, fingindo um ataque para assustar o predador.

Viúva-negra

Viuva-negra

A viúva-negra (Latrodectus curacaviensis) mede cerca de um centímetro, com patas longas e frágeis. Seu veneno é tóxico para o homem. Ele ataca o sistema nervoso provocando dores musculares intensas, náuseas, dor de cabeça e alterações respiratórias.

Apesar da fama, a viúva-negra não é culpada pela morte de seu parceiro sexual. Estudos comprovaram que, na verdade, o macho morre acidentalmente na maioria dos casos. Ao terminar de depositar os espermatozoides na fêmea, ele faz uma retirada brusca e quebra seu aparelho reprodutor, o bulbo. De acordo com informações do Instituto Butantan, não é sempre que o macho perde bulbo, mas, quando isso acontece, ele acaba morrendo pela perda do fluido vital hemolinfa.

Aranha de escudo pontudo

Gasteracantha-falcicornis

Inofensiva aos humanos, as aranhas da espécie Gasteracantha falcicornis fazem parte do grupo de aracnídeos “espinhosos”. É encontrada, principalmente, no leste e sul da África .

A fêmea, maior e mais colorida do que o macho, possui um vermelho brilhante no abdômen com muitos buracos negros profundos. Há um chifre longo e curvo preto em cada lado e chifres retos na parte da frente e de trás do animal.

Aranha Camelo

aranha-camelo

Pode ter certeza ela é enorme e é de causar medo a primeira vista, este aracnídio gigante tambem é conhecida por outros nomes como Vento Escorpião e Aranha sol.

Da família solifugae ela na verdade não é bem uma aranha apesar de tudo dizer ao contrario, na cor marrom clara ela é coberta por pelos bem finos. A Aranha Camelo pode ser encontrada no norte da África e no Oriente Médio e no sudoeste dos Estados Unidos sempre em regiões áridas, esta prima das aranhas chega a medir 15 centimetros de comprimento, o macho é menor que a fêmea mas tem as pernas mais longas e a Aranha Camelo não é o maior aracnidio existente.

Ela não é venenosa e só atacam quando pertubadas ou em auto-defesa mas quando isso acontece a dor é muito forte, das aranhas conhecidas ela é uma das mais rápidas podendo atingir uma velocidade de 16 Km por hora.

A Aranha Camelo é uma predadora que se alimenta de pequenos insetos, cupins, aves, lagartos e roedores sua mandigula que podem ter até 1/3 do seu corpo é uma arma poderosa que esmaga sua presa e dependendo do tamanho da mesma pode ate corta-la.

Muitas histórias são contatadas sobre a Aranha Camelo ate como aranha sugadora de sangue, mas são lendas sobre um aracnidio que devido ao seu tamanho causa muita curiosidade.

Conheça a Aranha Camelo:

Aranha-Camelo-1Aranha-Camelo-2Aranha-Camelo-4

< voltar

Mais Serviços